Imagem para capa

Ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: análise documental de seis estados brasileiros

Silmar Leila dos Santos

Resumo


Como se caracteriza o ensino de História para os anos finais do ensino fundamental no Brasil? Eis a questão que norteia o presente artigo. Para tanto, apresenta-se inicialmente um breve histórico sobre o ensino de História no Brasil e em seguida são apresentadas algumas das características do ensino da História obtidas por meio de análises de documentos curriculares dos estados do Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e São Paulo. Este artigo apresenta parte do que foi constatado durante a realização da pesquisa “Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação e usos”, publicada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec, 2015) e utiliza como referencial teórico as contribuições de Bittencourt (2011).

Palavras-chave


Ensino de História. Anos finais do ensino fundamental. Análise de currículo. Documentos curriculares.

The Teaching of History in Late Years of Primary Education: a Document Analysis of Six Brazilian States


Abstract


How is the teaching of history characterized in the late years primary education in Brazil? This question guided the present article. To answer it, we first present a short history of the teaching of history in Brazil, and then describe a few characteristics of the teaching of history that we found by analyzing curriculum documents from the states of Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco and São Paulo. This article presents part of what was found in the study titled Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação e usos [Curricula for the late years of primary educations: conceptions, implementation modes, and uses], published by the Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action (Cenpec, 2015), and it builds on the contributions of Bittencourt (2011).


Keywords


History of education, late years of primary education, curriculum analysis, curriculum documents.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i2.341

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983