Construindo a gestão escolar colaborativa: a experiência de um grupo de gestores
Resumo
Este artigo apresenta e analisa a experiência do Grupo de Trabalho Gestão Escolar Colaborativa. O grupo, integrado por diretores e coordenadores de escolas públicas da zona leste do município de São Paulo, tem empreendido um esforço de compartilhamento de ações e de conhecimento sobre gestão escolar em territórios vulneráveis. A partir da compreensão da dinâmica histórica de constituição e consolidação do coletivo, busca-se apreender os traços que caracterizam a natureza colaborativa do grupo. O artigo também propõe uma conceituação inicial de gestão colaborativa.
Palavras-chave
Gestão colaborativa. Gestão escolar. Participação. Territórios de alta vulnerabilidade social. Desigualdades socioespaciais e educação.
Building collaborative school management: the experience of a group of managers
Abstract
This article presents and analyses the experience of the Work Group for Collaborative School Management. The group is formed by principals and coordinators at public schools in the East Zone of the city of São Paulo, and it has been making efforts to share actions and knowledge about school management in vulnerable areas. Based on our understanding of the dynamics of the collective’s trajectory of constitution and consolidation, we seek to understand the features that characterize the group’s collaborative nature. The article also puts forth an initial conceptualization of collaborative management.
Keywords
Collaborative management. School management. Participation. Areas of high social vulnerability. Socio-spatial inequalities and education.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.330
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
ISSN 2237-9983