Imagem para capa

“Quem gostou da história?” – a compreensão de leitura na educação infantil: possibilidades e desafios

Dilian da Rocha Cordeiro

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo conhecer as concepções sobre leitura e compreensão de textos escritos de professoras que atuavam nos últimos anos da educação infantil. Os sujeitos de nossa pesquisa foram duas professoras da rede municipal do Recife. Partimos do entendimento de que a compreensão de texto é algo que pode ser ensinado (BRANDÃO; ROSA, 2010). Adotamos o conceito de leitura como construção de sentido (SOLÉ, 1998) e defendemos que algumas habilidades específicas de leitura devem ser desenvolvidas para essa compreensão (Oakhill; Cain, 2004). Realizamos entrevistas semiestruturadas.Os resultados indicam que as professoras tinham uma representação de leitura bastante positiva, porém não identificavam a compreensão de textos como objeto de ensino. Percebeu-se que, mesmo sendo uma prática rotineira, não tinham como objetivo o desenvolvimento da compreensão de texto por parte das crianças.


Palavras-chave


Compreensão de texto. Leitura. Educação infantil.

"Who liked the story?" or reading comprehension in early childhood education: opportunities and challenges


Abstract


This study aimed at knowing the concepts of written text reading and comprehension according to teachers of the final years of early childhood education. The subjects of our study were two teachers from the city of Recife’s municipal education system.We start from the notion that reading comprehension can be taught (BRANDÃO, 2010). We adopted the concept of reading as construction of meaning (SOLÉ, 1998) and argue that certain specific reading skills must be developed towards such comprehension (OAKHILL; CAIN, 2004). We conducted semi-structured interviews. Results indicate that the teachers had a very positive representation of reading, but did not view text comprehension as an object of teaching. We found that, even though reading was a routine practice, it was not aimed at developing children’s reading comprehension.

Keywords


Text comprehension. Reading. Childhood education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.320

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983