Imagem para capa

Licenciaturas e educação infantil: desafios para a formação inicial

Simone Maria de Bastos Nascimento

Resumo


Este artigo apresenta resultados de projeto de pesquisa que discute a relação entre formação inicial em nível superior e os conhecimentos para atuar na educação infantil adquiridos em cursos de três licenciaturas. O objetivo foi investigar se as grades curriculares das licenciaturas apresentam disciplinas que contemplam questões relativas ao atendimento da criança de 0 a 5 anos, bem como problematizar a formação inicial para a docência e identificar desafios para a atuação do profissional na educação infantil. Superar a fragmentação entre os conhecimentos adquiridos na formação inicial e os conhecimentos necessários para a atuação na educação infantil requer romper com estruturas curriculares engessadas que concentram esforços em conhecimentos específicos da área de formação sem formar declaradamente para a docência.


Palavras-chave


Licenciaturas. Formação de professores. Educação infantil.

Undergraduate licentiates and early childhood education: challenges in initial teacher education


Abstract


This article presents findings of a research project conducted during 2014 about the relationship between undergraduate initial teacher education and the knowledge acquired in three undergraduate programs in early childhood education. The goal was to determine whether curricula have subjects discussing certain questions regarding early childhood education, as well as to problematize initial teacher education and identify challenges in teaching young children. Overcoming fragmentation in the knowledge acquired in initial teacher education and determining the necessary knowledge for teaching children requires breaking with stiffened curricular structures that concentrate efforts on the knowledge of specific areas without clearly educating for teaching.

Keywords


Undergraduate courses. Teacher education. Early childhood education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.318

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983