Quando as escolas se abrem

Otoniel Niccolini, Maria Cristina Zelmanovits

Resumo


Com base em observações e entrevistas, o relato descreve as atividades relacionadas ao Programa Escola da Família, ação da Secretaria de Estado da Educação, que consiste na abertura das escolas públicas estaduais aos finais de semana. Sua finalidade é de que estas recebam a comunidade do entorno com atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde, ao mundo do trabalho e ao festejo. Para isso, são planejados e oferecidos  cursos, oficinas e atividades artísticas e esportivas por aproximadamente 4 mil profissionais da educação, 18.600 estudantes universitários e 10.700 voluntários. O Programa cobre 41% das escolas da rede do Estado. Famílias dos alunos e a comunidade do entorno da escola são chamados para participar das atividades promovidas. O relato traz exemplo de ações realizadas em três escolas na região metropolitana de São Paulo.

 


Palavras-chave


Programa Escola da família; Integração

When schools open up


Abstract


Based on observations and interviews, this report describes the activities related to the Family School Program [Programa Escola da Família], an State Education Secretariat initiative consisting of the opening of state public schools on weekends. Its purpose is for these schools to welcome the surrounding community with activities geared towards sports, culture, health, the world of work and celebration. To do this, classes, workshops and arts and sporting activities are planned and offered by approximately 4 thousand education professionals, 18,600 university students and 10,700 volunteers. The Program covers 41% of the state's public school system. Students' families and the community neighboring the school are called on to take part in activities held. The report offers the example of initiatives carried out at three schools in the São Paulo metro region.


Keywords


Family School Program [Program Escola da Família]; Integration

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i6.31

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983