Imagem para capa

O currículo brasileiro segundo o Censo Escolar

Rodrigo Travitzki

Resumo


Neste estudo, exploramos as bases de dados do Inep em busca de informações a respeito do currículo no Brasil. Os dados do Censo Escolar, embora limitados nesse sentido, revelaram que: a) as disciplinas mais frequentes, ministradas a pelo menos 90% dos alunos de ensino fundamental e médio, são: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia/Estudos Sociais, Filosofia e Ciências (ou Química, Física, Biologia); b) Filosofia e Sociologia foram rapidamente inseridas no cotidiano escolar, indo de 40% a 90% em quatro anos; c) Educação Física também é ministrada à grande maioria dos alunos (88%); d) Artes está mais presente no ensino fundamental (89%) do que no médio (66%), enquanto em Inglês ocorre o inverso (57% e 86%, respectivamente); e) ao todo, 34% dos alunos têm aulas de Ensino Religioso, sendo que 89% deles estudam em escolas públicas e 0,6% em escolas confessionais. Algumas interpretações desses resultados foram esboçadas.

Palavras-chave


Currículo. Disciplinas. Censo Escolar. Ensino religioso.

Brazilian curriculum according to school census


Abstract


On this paper we explore INEP’s databases looking for information about curriculum in Brazil. School census’ data, while limited in this sense, show that: a) more frequent disciplines, taught to at least 90% of Elementary and High-school education students are: Portuguese, Mathematics, History, Geografia, Sociology/Social Studies, Philosophy, and Science (or Chemistry, Physics, Biology); b) Philosophy and Sociology were quickly introduced in the school quotidian, growing from 40% to 90% in four years; c) Physical Education is also available to most of the students (88%); d) Arts is more present in Elementary Education (89%) than High School (66%), while the opposite happens with English (57% and 86% respectively); e) as a whole, 34% of students attend Religious Education, 89% of which from public schools and 0,6% from confessional schools. Some interpretations of these results have been outlined.


Keywords


Curriculum. Disciplines. School census. Religious education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.263

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983