Imagem para capa

Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento

Michael Young

Resumo


Este artigo começa por identificar o que o autor vê como a atual crise na teoria do currículo. Após uma breve história desta área, pondera-se que recentes acontecimentos levaram-na a perder seu foco – o que é ensinado e aprendido na escola – e seu papel específico nas Ciências da Educação. Deste breve relato sobre as origens e a natureza dessa “crise”, o autor informa que a teoria do currículo não deve partir do aprendiz, mas sim do direito do aluno ao conhecimento. Em seguida, desenvolve um modelo teórico para abordar o currículo com base nessa premissa, que é ilustrado pelo exemplo da diretora de uma grande escola secundária na Inglaterra, que usou estas ideias. Finalmente, examina três críticas recorrentes à abordagem curricular baseada no conhecimento e as questões levantadas por elas.


Palavras-chave


Currículo. Conhecimento. Especialização. Disciplinas.

Overcoming the crisis in curriculum theory: a knowledge-based approach


Abstract


This paper begins by identifying what it sees as the current crisis in curriculum theory. Following a brief history of the field, it argues that recent developments have led to it losing its object––what is taught and learned in school––and its distinctive role in the educational sciences. Arising from this brief account of the origins and nature of this ‘crisis’, the paper argues that curriculum theory must begin not from the learner but from the learner’s entitlement to knowledge. It then develops a framework for approaching the curriculum based on this assumption which is illustrated by an example of how the Head Teacher of a large secondary school in England used these ideas. Finally, it examines three widely held criticisms of the knowledge-based approach developed here and the issues that they raise.

Keywords


Curriculum. Knowledge. Specialization. Subjects.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.238

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983