Imagem para capa

Proposições de organização curricular na educação de jovens e adultos

Roberto Catelli Junior, Michele Escoura, Edneia Gonçalves, Luiz Henrique Magnani, Leonardo Luiz de Matos, Luis Felipe Serrao

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o modo como são pensadas e efetivadas as políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil. Concentra-se em analisar a atual conjuntura de EJA de modo a questionar a funcionalidade de apenas um modelo de currículo que se impõe a todo o universo da EJA. Práticas pedagógicas com base em uma perspectiva de letramento, transformações no projeto político-pedagógico das escolas e investimentos em políticas públicas para a modalidade são alguns caminhos discutidos para orientar a elaboração de novas propostas curriculares para EJA. Pretende-se, com isso, argumentar a favor de um olhar voltado para propostas que se descolem do modelo convencional de escola e que atentem a fatores sociais, culturais e históricos que constituem os sujeitos da EJA.

Palavras-chave


Educação de jovens e adultos. Letramento. Proposta curricular. Política educacional.

Proposals for curricular organization in young and adult education


Abstract


The present article’s purpose is to reflect on how education public policies for young and adults in Brazil are thought of and made effective. It focuses on the analysis of EJA’s present conjuncture in order to question the functionality of imposing only one curriculum method to the whole universe of EJA. Pedagogical practices based on a literacy perspective, transformations in schools’ political-pedagogical project and investments in public policies for this modality are some of the ways discussed in order to guide formulation of new curricular proposals for EJA. With this we mean to argue for a view that considers proposals that detach themselves from the conventional model of school and that pay attention to social, cultural, and historical factors that compose EJA’s participants.

Keywords


Young and adult education. Literacy. Curricular Proposal. Educational Policy.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.231

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983