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Qualidade e equidade no ensino fundamental público do Ceará

Frederica Padilha, Paula Kasmirski, Guilherme Zanelato Corrêa, Vanda Mendes Ribeiro, Antônio Augusto Gomes Batista

Resumo


Este artigo procurou analisar a evolução e a dispersão do Ideb entre 2005 e 2011 nas duas etapas do ensino fundamental na rede pública do estado do Ceará, assim como essa evolução vem incidindo na equidade entre as escolas entre 2007 e 2011. A equidade foi analisada considerando a evolução do Ideb das escolas em relação ao nível socioeconômico médio de seu corpo discente e aos diferentes níveis de centralidade dos municípios, conforme tipologia criada pelo IBGE. A análise aponta que o Ideb médio das escolas, municípios e Credes (órgãos regionais da Secretaria de Educação do Estado do Ceará) aumentou sem concomitante aumento da dispersão em ambas as etapas do ensino fundamental. Nos anos iniciais, observa-se um ganho de equidade, verificado por uma redução da influência do nível socioeconômico na explicação do Ideb.


Palavras-chave


Qualidade da educação. Equidade. Ideb.

Quality and equity in Ceará’s public basic school


Abstract


This article tried to analyze Ideb’s evolution and dispersion between 2005 and 2011 on both stages of State of Ceará’s public basic school, as well as how this evolution has affected equity among schools between 2007 and 2011. Equity was analyzed considering schools’ Ideb evolution in respect to their student body’s average socio-economical level and distinct levels of centrality of the cities, according to a typology created by IBGE. The analysis indicate that schools’, cities’ and Credes ‘(regional agencies subordinated to State of Ceará’s Secretary of Education) average Ideb has increased without corresponding dispersion increase in both stages of basic school. An increase in equity on initial years could be noticed, which was verified by a decrease of influence from socio-economical level to explain Ideb.


Keywords


Education quality. Equity. Ideb.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.215

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ISSN 2237-9983