Imagem para capa

Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa

Vanda Mendes Ribeiro

Resumo


Este artigo apresenta os conceitos de igualdade de base e igualdade de conhecimentos adquiridos propostos, respectivamente por Dubet (2008, 2009) e por Crahay (2000), enquanto princípios relevantes para a consecução da justiça como equidade na escola. E explicita a relação existente entre tais conceitos, currículo e avaliação externa por meio de testes em larga escala. Conclui que na perspectiva de justiça como equidade desses autores, o tipo de currículo mais adequado é o que traz objetivos de aprendizagem claros e estruturados. E que a avaliação externa por meio de testes em larga escala pode ser um importante pilar de políticas educacionais voltadas à equidade. Para tanto, há algumas condições: a) devem estar a serviço de um sistema de pilotagem coordenado pelos órgãos dirigentes da educação capaz de monitorar a aprendizagem de todos os alunos, sobretudo daqueles que têm nível socioeconômico mais baixo; b) devem oferecer pistas para uma intervenção pedagógica que busque reverter a tendência permanente, na escola, de impacto da desigualdade social sobre a desigualdade escolar. 


Palavras-chave


Equidade. Desigualdade escolar. Justiça na escola. Currículo. Avaliação. Políticas educacionais.

Justice as equity in school, basic equality, curriculum, and external evaluation


Abstract


This article presents concepts of basic equality and basic acquired knowledge proposed respectively by Dubet (2008, 2009) and Crahay (2000) as relevant principles for obtaining justice as equity in school. And it makes explicit the relationship between these concepts, the curriculum, and external evaluation through wide scale tests. It concludes that from the justice as equity perspective these authors have the most appropriate kind of curriculum is the one which presents clear and structured learning goals. And that external evaluation through wide scale tests can be an important pillar for educational policies aimed at equity. To do so, there must be some conditions: a) they should be at the service of a monitoring system coordinated by education managing agencies capable of monitoring the students’ learning as a whole, mainly of those of lower socioeconomic position; b) they should offer clues for a pedagogical intervention aimed at reverting the persistent tendency at school of the impact social inequality has on inequality in school.

Keywords


Equity. Inequality in school. Justice in school. Curriculum. Evaluation. Educational policies.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.204

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983