Imagem para capa

Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica

Elisabeth Barolli, Edna Aoki, Luiz Cláudio Barretto, Alfredina Nery, Conceição Cabrini

Resumo


Este texto apresenta o percurso e os resultados de um projeto de assessoria realizado pelo Cenpec em uma escola pública municipal localizada no bairro de Heliópolis, no município de São Paulo, cujo Projeto Político Pedagógico prevê a construção de relações próximas com a comunidade, entendendo que a escola pode exercer um papel de transformação social. Orientados por essa diretriz e visando sanar as consequências mais imediatas do absenteísmo docente – como a necessidade de dispensar os alunos –, a escola passou por uma grande transformação em sua organização interna, adotando como modelo a Escola da Ponte, de Portugal. Os alunos não precisavam ser dispensados, mas surgiu um novo desafio: desenvolver profissionalmente os professores para que eles pudessem ensinar nas novas condições. O Cenpec foi chamado a intervir nesse contexto e, após diagnosticar possibilidades e restrições, optou-se por um trabalho com os professores que viesse a explicitar as expectativas de aprendizagem e a construção de roteiros de leitura.

Palavras-chave


Escola da Ponte. Expectativas de aprendizagem. Roteiros de leitura.

Project Heliópolis: explaining learning expectations and building reading scripts in the context of educational innovation


Abstract


This text discusses the background and results of an advising project executed by Cenpec at a municipal public school located in the Heliópolis district, in the municipality of São Paulo, whose Educational Policy Project established construction of close community relations, understanding that the school can play a role as an agent of social change. Using this guideline and in an effort to resolve the more immediate consequences of faculty absenteeism - such as the need to send students home – the school underwent a huge overhaul of its internal organization, adopting the Escola da Ponte of Portugal as a model. Students no longer needed to be sent home, but there was a new challenge: professionally train teachers so that they could teach under new conditions. Cenpec was called on to intervene in this context and, after
diagnosing possibilities and limitations, it chose a project that would outline expectations for teachers regarding learning and construction of reading scripts.


Keywords


Escola da Ponte. Learning expectations. Reading scripts

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i2.193

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983