Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública

Maria do Carmo Brant de Carvalho

Resumo


O texto apresenta e reflete sobre o tema desta revista – Educação e Cidade, cujo propósito é falar sobre a ação pública e os saberes nela envolvidos que tem que um persistente significado ético de realimentação do sentido da ação que se quer pública. Os textos e práticas veiculados têm por objetivo articular a teoria e a ação no campo social. Além disso, subsidiar profissionais da área; ampliar a consistência e o suporte teórico das intervenções exigidas pela nossa complexa demanda de proteção, educação e desenvolvimento social. O desejo da revista é caminhar numa trilha reflexiva, visando envolver, numa produção coletiva, o maior número possível de profissionais engajados na ação pública. Pretende, portanto, priorizar a intervenção e as práticas movidas a partir de políticas e programas sociais; instaurar um diálogo com características de oficinas e observatório da prática; produzir teorias da ação e investigações na ação; valorizar a leitura do contexto e da conjuntura em que se dá a ação pública. Para tanto, algumas questões permanecem na pauta do debate sobre os saberes e a ação pública: menos racionalidade cognitivo-instrumental e mais racionalidade ética/estética/crítica/comunicativa, humanizadoras da ação; menos saberes e ações fragmentadas; revalorização dos saberes e da ação local, popular, da cultura, do cotidiano; os saberes e a ação social e educacional possuem um componente ético pouco considerado; a ação é exercício da política; na pós-modernidade, a utopia do mercado, do consumo, da técnica e da informação tornou-se referência. O texto, com base nesses questionamentos, conclui e reafirma que a demanda pela ética cresce indefinidamente; há uma demanda constante pela construção e anúncio de sentidos para a ação; é preciso pensar a realidade como processo, movimento, contradição, unidade da identidade e da não identidade; alcançar uma regra para saber o que fazer com informações e conhecimento; lembrar sempre que o pensamento não dispensa a lucidez da ação, pois caminham juntos. Dessa forma, a revista pretende exercitar as propostas apresentadas, responder aos questionamentos e trilhar esses caminhos.


Palavras-chave


Educação e cidade; Políticas educacionais; Ação social pública.

Think and re-think, do and re-do public action, together


Abstract


This text poses and reflects on the topic of this edition – Education and the City, in an effort to talk about public action and the knowledge involved in it that has a persistent ethical meaning of replenishing in the sense that there is a wish for the action to be made public The texts and practices published are aimed at articulating theory and action in the social field. Furthermore, they support area professionals, while expanding consistency and theoretical backing of the interventions required by our complex demand for protection, education and social development. The journal wishes to tread a reflective path, looking towards involving the greatest number possible of professionals engaged in public action in collective production. It therefore intends to prioritize intervention and practices driven by social policies and programs; establish a dialogue with the characteristics of workshops and practical observation; produce theories of action and investigations of action; and value interpretation of the context and situation where public action occurs. To do this, some questions remain up for debate regarding knowledge and public action: less cognitive-instrumental rationale and more ethical/aesthetic/critical/communicative rationale, humanizers of the action; less fragmented actions and knowledge; re-appreciation of local, popular, cultural and everyday action and knowledge; social and educational action and knowledge have an underconsidered ethical component; action is the exercise of policy; in post-modern times, the utopia of the market, consumption, technique and information have become a reference. Based on these questionings, the text concludes and reaffirms that the demand for ethics grows indefinitely; there is a constant demand to build and announce meanings for action; it is necessary to conceive of reality as a process, movement, contradiction and unit of identity and non-identity; achieve a rule to know what to do with information and knowledge; and always remember that thought is not exclusive of the clearness of the action, since they go together. Therefore, this journal intends to exercise the proposals presented, answer questions and tread these paths.


Keywords


Education and the city; Educational policies; Public social action.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i1.142

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983