As quatro estações

Magali Leite de Freitas

Resumo


Este depoimento é fruto de uma experiência pessoal com formação de professores na Baixada Santista em São Paulo, no âmbito do projeto Gestores de Aprendizagem Socioeducativa, coordenado pela Cenpec e de iniciativa da Fundação Itaú Social e Unicef. A autora descreve o percurso da formação que teve início no outono, em março de 2005, percorrendo todas as estações do ano até março de 2006. Destaca o papel do relacionamento entre os membros do grupo, que, a cada estação, foram sentindo-se mais à vontade, mais próximos uns dos outros. O compartilhamento de materiais e experiências era como um convite a ousar, a re-significar a prática pedagógica. Foram momentos de leitura de cartografias, histórias, poesias, memórias e diários; e, em cada re-encontro de professores, um misto de sensações. A autora reforça que, mesmo ao término dos 12 meses, levará consigo um pouco de cada participante e um sentimento de pertencimento, que a possibilitou uma nova forma de compartilhar e registrar, como nunca antes havia experimentado.


Palavras-chave


Formação de professores; Relacionamento entre professores; Trabalho em grupos


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.133

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983