O que deve ser feito para melhorar as escolas paulistas?

Norman Gall

Resumo


O texto questiona quais políticas e investimentos são necessários para que o Governo Federal cumpra, até 2022, a meta estabelecida de atingir os níveis de desenvolvimento médio encontrados nos países mais avançados. Para saber que estratégias e métodos poderiam ser utilizados para melhorar a educação pública em São Paulo e no Brasil, foi realizada pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial uma pesquisa de campo sobre a reforma escolar em Nova York. Os resultados, analisados no contexto dos desafios brasileiros, revelam que os investimentos precisam ser seletivos, baseados em iniciativas de estados e municípios que procuram mudar a realidade local. Do ponto de vista político, os resultados sugerem que haja uma estratégia em longo prazo capaz de superar as dificuldades identificadas nos conteúdos curriculares, na re-estruturação dos incentivos, nos processos de avaliação e no papel dos sindicatos. O texto conclui que os problemas sistêmicos do ensino público carecem de coragem política e ação integrada que se concretizem numa reforma escolar.

Palavras-chave


Políticas educacionais; Melhoria da educação pública; Reforma escolar

What should be done to improve schools in the state of São Paulo?


Abstract


This text questions which policies and investments are needed for the federal government to meet the goal it established for reaching the average development levels found in the most advanced countries by 2022. To find out which strategies and methods could be used to improve public education in São Paulo and in Brazil, the Fernand Braudel Institute of World Economics carried out field studies on school reform in New York. When the results were analyzed from the context of Brazilian challenges, they showed that investments needed to be selective and based on state and municipal initiatives aimed at changing local realities. From a political standpoint, the results suggest that there is a long-term strategy capable of overcoming the hardships identified in curricular content, in restructuring incentives, in the assessment processes and in the role of unions. The text concluded that the systemic problems of public schools are lacking political courage and the integrated action that result in academic reform.

Keywords


Educational policies; Improvement of public education; Academic reform

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983