O que será da avaliação sem a ética?

Terezinha Azerêdo Rios

Resumo


O texto trata da presença da ética no terreno da avaliação. Tem por base a vivência da autora como docente da disciplina Avaliação: Teorias e Práticas, na Universidade Pedagógica de Moçambique. Dessa experiência com alunos-professores, surgiram questões sobre qual é o valor e de que vale a avaliação, se esta não é justa. Para responder a elas, reflete sobre os significados de conferir valores e de criticar o contexto educacional. Apresenta as dimensões técnicas, políticas e morais da avaliação, a fim de discutir a presença da ética. Afirma que, no campo da educação, quando avaliamos, estamos educando, e que é preciso indagar se estamos educando de acordo com os princípios éticos. Ressalta o caráter processual, contínuo e formativo da avaliação, que deve ser pensada no contexto da proposta curricular, no interior de um projeto pedagógico coletivo. Conclui que ainda não encontramos a avaliação justa da maneira que acreditamos ser desejada.


Palavras-chave


Avaliação; Ética; Moral; Organização curricular

What would be of assessment without ethics?


Abstract


This text deals with the presence of ethics in the realm of assessment. It is based on the author’s experience as a faculty member in the Assessment: Theories and Practices discipline, at Universidade Pedagógica of Mozambique. From this experience with students and teachers, questions arose regarding value and what is valid in the assessment, if this assessment is not fair. To answer them, there is a reflection on the meanings of verifying values and of criticizing educational context. The technical, political and moral aspects of assessment are presented in order to discuss the presence of ethics. It is found that, in the field of education, when we assess, we are educating; what is needed is to ask whether we are educating according to ethical principles. The procedural, continual and educational character of the assessment is highlighted, and this should be conceptualized in the context of the curricular proposal, within a collective educational project. The conclusion is also reached that we still have not found a fair assessment that we believe is sought.


Keywords


Assessment; Ethics; Morality; Curricular organization

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.126

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983