De olhos... e ouvidos no aluno

Claudia Petri, Heloísa Trenche

Resumo


O relato de prática descreve a primeira etapa do Estudo Exploratório, realizado em 2006, com escolas que participavam do Projeto Estudar pra Valer! Língua Portuguesa, nos municípios de Bebedouro - SP, Limeira - SP, Resende - RJ e São Bernardo do Campo - SP. O Estudo buscou avaliar o Projeto que se iniciou em 2002, na cidade de Itanhaém - SP, com um trabalho voltado à aprendizagem da leitura e da produção de textos por alunos do 1o ao 4o ano do Ensino Fundamental. Foi construída uma proposta de avaliação qualitativa e longitudinal que contemplava diferentes estratégias de coletas de dados. Para cada um dos quatro municípios envolvidos no Estudo, participaram quatro escolas, com quatro professores do 1o ao 4o ano e seus respectivos alunos, além das equipes gestoras. As estratégias incluíram cadastro dos alunos e professores, para o acompanhamento longitudinal; questionário para caracterização do perfil dos professores, gestores e escolas; levantamento de dados sobre frequência e rendimento dos alunos; questionário de hábitos de leitura e práticas culturais das famílias e dos alunos; entrevistas com as quatro equipes gestoras, 15 professores e 47 alunos; atividades de leitura e produção de texto com os 461 alunos integrantes da pesquisa. Os resultados dessa primeira etapa possibilitaram um olhar abrangente sobre o contexto das escolas, alguns dados do letramento nas famílias, aspectos da aprendizagem dos alunos envolvidos no Estudo e implementação do Projeto nas escolas. O relato conclui que a metodologia adotada não é a única possível, mas pode contribuir para que se legitimem, cada vez mais, análises dessa natureza no campo da avaliação.

Palavras-chave


Avaliação e monitoramento; Avaliação qualitativa; Avaliação longitudinal; Língua Portuguesa; Leitura; Produção de textos

Eyes... and ears on the student


Abstract


 

This practical report describes the first stage of the Exploratory Study done in 2006 with schools that took part in the Estudar pra Valer! Portuguese Language Project, in the municipalities of Bebedouro – SP, Limeira – SP, Resende – RJ and São Bernardo do Campo – SP. The Study sought to assess the Project that began in 2002, in the city of Itanhaém – SP, with a project geared towards learning of reading and text production by students from 1st to 4th grade of Primary School. A qualitative and longitudinal assessment proposal was created that covered various data collection strategies. For each of the four municipalities involved in the Study, four schools took part, with four 1st through 4th grade teachers and their respective students, in addition to the administrative teams. The strategies included student and teacher registration for longitudinal monitoring; a questionnaire for characterization of the profile of teachers, administrators and schools; a data survey on student attendance and yield; a questionnaire on reading habits and cultural practices of families and students; interviews with the four administrative teams, 15 teachers and 47 students; reading activities and text production with the 461 students that were part of the study. The results of this first stage allowed for a wide-ranging view of the context of the schools, some family literacy data, aspects of learning for the students involved in the Study and implementation of the Project in the schools. The report concludes that the methodology adopted is not the only methodology possible, but it can contribute to increasingly legitimate analyses of this nature in the field of assessment.


Keywords


Assessment and monitoring; Qualitative assessment; Longitudinal assessment; Portuguese language; Reading; Text production

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DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.110

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ISSN 2237-9983