Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos Cenpec | Nova série?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O documento deverá suprimir toda e qualquer forma de indicação, direta ou indireta, de autoria e de filiação institucional. Os dados do autor serão preenchidos em um formulário específico.

 

1 – FORMATO DA PÁGINA E TAMANHO DO TEXTO

A página deverá ser configurada em tamanho A4 com as seguintes margens: superior 2,5cm; inferior: 2,5cm; esquerda: 3cm; direita: 3cm.

O texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman 12, justificado e com espaçamento entre linhas de 1,5. Não deverá haver formas adicionais de espaçamento antes ou depois dos parágrafos.

O tamanho total do documento, incluindo título, autor, resumo, palavras-chave, texto, notas, bibliografia, tabelas, quadros, gráficos e figuras, deverá ter no mínimo 40.000 e no máximo 50.000 caracteres com espaço (aproximadamente de 19 a 25 páginas).

 

2 – TÍTULO

Máximo de 15 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc.

 

3 – RESUMO E PALAVRAS-CHAVE

O resumo deverá ter de 700 a 900 caracteres, com espaços. Deverão ser indicadas de 3 a 5 palavras-chave.

Sua elaboração deverá respeitar as normas da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT) NBR 6028/2003

 

4 – TÍTULO, RESUMO E PALAVRAS-CHAVE EM INGLÊS

São elaborados por tradutores profissionais contratados pela revista para os textos aprovados para publicação. Caso os autores prefiram elaborar os resumos em inglês a revista encaminha para revisão.

 

5 – AGRADECIMENTOS (opcionais)

Devem vir junto ao título, mas em nota de rodapé. Não podem conter referências diretas ou indiretas à autoria ou à filiação institucional do(s) autor(es).

 

6 – TABELAS (inclui quadros), GRÁFICOS E FIGURAS (inclui fotos, desenhos e mapas)

Devem seguir as Normas de Apresentação Tabular do IBGE:

(http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/normastabular.pdf)

Devem vir numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecem no texto e sempre citadas no corpo do texto. Tabelas, quadros, gráficos e mapas devem ser encabeçados por seu respectivo título e com indicação da fonte dos dados logo abaixo. As figuras deverão trazer a sua legenda textual imediatamente abaixo.

 

8 – IMAGENS

Deverão ser apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução mantendo sua legibilidade. Digitalizada em formato jpg ou tif. Em resolução a partir de 300 dpi.

 

9 – CITAÇÕES

Deverá seguir as normas da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT) NBR 10520/2002

Se tiverem até 3 linhas, devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas e seguidas, entre parênteses, do sobrenome do autor, ano da publicação e o número da página.

Quando tiverem mais de 3 linhas, dever vir em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas, em fonte normal, utilizando-se recuo de 4 cm na margem esquerda. Devem ser seguidas, entre parênteses, do sobrenome do autor, ano da publicação e o número da página.

 

10 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar nas Referências Bibliográficas, que devem vir ao final do artigo e organizadas em ordem alfabética de autor. Elas deverão obedecer as normas da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023/2002, ou sua versão mais recente.

Exemplos:

Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Titulo do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Titulo do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Titulo do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Titulo: subtítulo. Ano, Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado e Doutorado em) - Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviaturas. Título, Local, ano. No de páginas ou vol. (série) (se houver). Disponível em: Acesso em: dia/mês/ano.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A submissão do texto é feita de maneira gratuita, assim como sua avaliação e divulgação. Também é livre o acesso de leitores.     

  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  4. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  5. A página está configurada em tamanho A4 com as seguintes margens: superior 2,5cm; inferior: 2,5cm; esquerda: 3cm; direita: 3cm.

    O texto está digitado em fonte Times New Roman 12, justificado e com espaçamento entre linhas de 1,5,  emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Não há formas adicionais de espaçamento antes ou depois dos parágrafos.

    O tamanho total do documento, incluindo título, autor, resumo, palavras-chave, texto, notas, bibliografia, tabelas, quadros, gráficos e figuras, tem no mínimo 40.000 e no máximo 50.000 caracteres com espaço (aproximadamente de 19 a 25 páginas).

  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  8. O autor assegura que a pesquisa ou prática a qual o texto submetido se fundamenta foi realizada de acordo com critérios de ética na pesquisa.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm todos os direitos autorais, tais como direito de publicação e divulgação em outros meios, mas concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Não-comercial Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.